Expatriados libaneses criaram um fundo criptográfico para ajudar as vítimas da explosão
Um fundo Bitcoin Beirute chamado „Crypto Disaster Relief For Beirut Explosion“ foi criado para trazer alívio às vítimas. A explosão em Beirute infligiu um golpe devastador à economia do país.
As finanças libanesas já estavam frágeis antes que a explosão mortal a desfizesse totalmente. O sistema bancário sofreu danos maciços, e as pessoas estão enfrentando sérios desafios para acessar seus fundos.
Os Bitcoiners estiveram à altura do desafio e lançaram o fundo para garantir ajuda para as vítimas. Os esforços da comunidade criptográfica garantiram que os cidadãos libaneses tivessem acesso ao dinheiro em tempos tão difíceis. O fundo foi lançado por ex-patriotas libaneses baseados na Europa que estão preocupados com a grave crise bancária que pode paralisar ainda mais a economia.
Fundo de auxílio Bitcoin Beirute promete muito mais do que auxílio
A campanha do fundo Bitcoin Beirut diz que o sistema financeiro do país é corrupto até o núcleo. Em seu posto Instagram, eles querem enfatizar os benefícios do uso de transações em moeda criptográfica para contornar o sistema bancário convencional, que é atormentado pela corrupção, ineficiência e falhas técnicas.
O fundo está capacitando as pessoas no terreno através de comerciantes de balcão de confiança, fornecendo a liquidez muito necessária para os cidadãos. As organizações sem fins lucrativos locais, incluindo o Baytna Baytak, estão sendo financiadas pelo fundo Bitcoin Beirut para ajudar as pessoas a localizar alimentos, abrigo e segurança.
Saifedean Ammous, um professor palestino, residente no Líbano, está organizando a arrecadação de fundos para a Cruz Vermelha Libanesa e Beit el Baraka. seus esforços têm dado frutos, e ele coletou Bitcoins no valor de várias centenas de dólares. Outra organização sem fins lucrativos chamada „Kilna Ya3ne Kilna“ também está usando o modelo Bitcoin de financiamento de multidões para desembolsar ajuda humanitária.
Crise política e financeira agarra o Líbano
O Líbano se encontra em meio a uma crise política e econômica. Os principais líderes se demitiram após dias de protestos violentos, pois as pessoas culparam os líderes políticos pela corrupção endêmica. Grupos armados tomaram conta de escritórios e prédios do governo em todo o país.
A condição econômica do país já estava em ruínas antes da infeliz explosão. A natureza descentralizada das moedas criptográficas e do fundo Bitcoin Beirut faz delas uma solução ideal em tempos tão infelizes. A crise mostrou que a indústria criptográfica pode administrar melhor o problema financeiro em comparação com os canais tradicionais.